Um empresário musical cuida de todos os aspectos comerciais, promocionais e jurídicos de uma banda ou artista trabalhando a parte de marketing, eventos, agenda, divulgação, promoção, registro de música, documentação, contratos, etc.
Já o produtor musical é o individuo que auxilia os arranjos, a instrumentação, os ensaios, e gravação. Atuam de forma mais específica, ele é a interface entre a banda, o artista e os arranjos.
Apesar do que muitos falam, que uma banda ou um músico não precisa de um empresário ou/e um produtor, isso ainda é um assunto muito discutido. Um músico não deve ter a responsabilidade de produzir e vender seu trabalho, ele deve apenas se preocupar em tocar e fazer um bom trabalho. Quem deve se preocupar com a produção, agenda, local dos shows e toda parte burocrática é o empresário e o produtor. Claro que um integrante da banda pode se responsabilizar por esta parte, mas isso não é o mais aconselhável, o bom mesmo é ter um profissional para se responsabilizar por esta parte.